Início | Sobre | Anuncie | Contato

Livraria ou biblioteca?

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015 |

Olá pessoas, tudo bem por aí? Hoje vou falar de um assunto especialmente para leitores. Acho que pra quem não tem vício por leitura é uma pergunta meio boba, mas para leitores pode ser uma dúvida cruel. Comprar o livro ou emprestar da biblioteca?


O fato é que ler é bom, independente de onde seja o livro... Mas é claro que Livraria e Biblioteca são dois locais completamente diferentes, embora pareçam apenas "lugares com livros".
A livraria te dará o prazer de TER O LIVRO (para leitores consumistas, como eu). Por outro lado a biblioteca te acolhe, como se fosse sua casa com muitos e muitos livros.
Para alguns é questão de dinheiro: PAGAR na livraria ou NÃO PAGAR na biblioteca. Para outros é questão de comodidade: TER o livro em casa e poder ler a hora que quiser ou NÃO TER o livro e ter que ir até a biblioteca para emprestar e devolver.

Fiz essa pergunta lá na minha página no Facebook e alguns leitores responderam:


O que eu prefiro? Os dois (para situações diferentes).
Ultimamente tenho comprado mais livros online, pois meu horário livre não coincidia com o do funcionamento da biblioteca (e comprar livros online acaba saindo mais barato do que em livrarias físicas, principalmente quando estão em promoção). Também me sinto feliz em TER livros, amo ficar com eles na prateleira e saber que são meus.
Já a biblioteca é como uma casa pra mim. Adoro visitar e trazer livros pra casa (e confesso que se eu gostar muito do livro, depois sinto a necessidade de comprar um pra mim!). Mas acho que gosto principalmente porque comecei a ler livros emprestados de bibliotecas, além de passar o intervalo do colégio passeando pelos corredores da biblioteca, mesmo sabendo que não haveria nenhum livro novo por lá!

Para os consumistas literários, sempre dou dicas de livros com preços acessíveis na minha página. E para os ratinhos de biblioteca (e quem não é também, HAHA), se quiserem, posso fazer uma visita e fotografar as bibliotecas da minha cidade. Espero que tenham gostado e digam o que vocês preferem: livrarias ou bibliotecas?

ESCRITO POR FERNANDA CHAMILETE

4 comentários:

  1. Eu não costumo comprar livros. Os que eu tenho eu ganhei de alguém ou de algum sorteio. Confesso que é muito melhor ter o livro em casa, mas o fato de que eu peguei emprestado me obriga a ler mais, o que é bom. Nunca achei uma livraria na minha pequena cidade, vou perguntar pra alguém se tem por aqui. A biblioteca municipal fica muito longe da minha casa, a mais acessível pra mim é a da minha escola, mas os livros de lá são antigos e não me despertam interesse. Estou planejando comprar livros pela internet, só estou esperando uma graninha aparecer, rs.
    Ah, tira fotos das bibliotecas da sua cidade, sim! Quero muito ver ^.^

    Eu, Garota Anônima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, estou surpresa! Comigo acontecia praticamente a mesma coisa: Não tem nenhuma livraria na minha cidade... A única biblioteca ficava muito longe de casa, e realmente, a mais acessível era a do colégio (que só tinha livros antigos)... Depois as coisas começaram a melhorar (ainda não tem livraria aqui, HAHA), mas agora tem uma biblioteca perto de casa e mais duas que são mais distantes (mas em cidade pequena, até o longe é perto, HAHHA)... E depois que comecei trabalhar, compro livros na internet ^^
      Ah, pode deixar, farei o post das bibliotecas, HAHHA
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Ultimamente to com pouquíssimo dinheiro e tinha até me afastado dos livros por isso, mas decidi fazer inscrição na biblioteca pública da cidade. Essa semana mesmo passei lá pra ver quais documentos era preciso levar. Vamos ver no que dá :P

    Adorei seu blog. Tudo lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das vantagens das bibliotecas... Acho que você vai gostar, depois me conta! ^^

      Excluir

 
Duas Gurias | Ilustração, design e programação por Ana Chamilete